segunda-feira, 1 de novembro de 2010

03: Sobre Modelagem, Polígonos e uma Geladeira

Bom, eu sei que não tou sendo muito frequente nas atualizações do blog, mas é que o tempo passa e mais corrido fica o trabalho. Contudo, planejo atualizar quase diariamente agora, em quase uma recapitulação diária do que está ocorrendo. Mas, ainda estamos no passado, e o seguinte texto se refere a acontecimentos entre 02 de Setembro a 15 de Outubro.

Com a história feita, o desenvolvimento do personagem planejado e ambientação básica definida, foi-se criado como os personagens seriam. De início, temos quatro personagens principais, um robô homem, uma robozinha mulher, um brutamontes e uma criança (confesso que até o presente momento os nomes deles não foram definidos, mas até o fim dessa semana tudo terá seu nome =D). Daí, de acordo com a linguagem visual proposta por Dondis em que ele dá significado às formas geométricas básicas, cada personagem teria uma forma como ponto base de representação, de modo que têm-se o triângulo (protagonista), o círculo (mulher) e o quadrado (brutamontes). Com isso, estabelece-se um perfil bem subliminar no design do personagem, que trouxe uma boa perspectiva à criação deles. Os desenhos foram feitos por Vito, e ele foi bem livre, criou em cima de alguns parâmetros determinantes básicos (eles teriam de ser bípedes e se mover mais ou menos como humanos) e trouxe contribuições legais com seus desenhos (um deles postado anteriormente).

Com isso, deu-se início a parte de modelagem. Pra quem não sabe em animação 3D tudo é criado a partir da manipulação de polígonos para criar formas, resultando em uma coisa chamada de 'malha'. Para o protagonista, que eu lembre, levou uma semana para terminar-lo, isso por que o modelo orgânico com formas arredondadas foi um desafio enorme para minhas capacidades ainda bem pequenas (=D). Mas acho que consegui ser bem fiel com o resultado, e fiquei beeeem satisfeito com o modelo final (detalhe, que a mão que você mal vê ali pequena levou 4 malditos dias para fazer... é, foi infernal =P). A robozinha, achava eu, seria mais simples, mas Vito chegou na voadora com um design ainda mais complexo XD, só que, como eu tinha adorado e estava um desenho de alta qualidade, eu não ia desistir facilmente. Ela acabou com um estilo bem japonês, com corpo esguio, os cabelo à la Chun-Li e os pés são aquelas sandalhas japonesas de madeira. Ela tá muito fofinha, parece até um par romântico de filme indie. Já o brutamontes foi o mais simples de modelar, mas ele também não foi fácil. A forma visual dele veio de uma mistura de gorilas (em especial os do desenho de Tarzan), os vilões gigantescos de MegaMan =] e, no fim das contas, uma geladeira. O detalhe vai para o pé dele, que se move como uma sanfona e ficou um sistema bem legal. E aqui vocês podem ver a modelagem final deles:

Testes de proporção e naturalidade entre os personagens.
O legal é que durante todo esse processo o modelo do personagem ia se adaptando para atingir o melhor modo para fazer-lo se mover: como os elementos do corpo reagem e se alguma malha estava invadindo a outra. Detalhe também para o rosto deles... Foram dedicadas duas semanas para entender a melhor forma do movimento da expressão facial deles: como sobrancelha se move, como fechar e abrir o olho, como dar mais naturalidade aos movimentos, e tudo isso, sem utilizar a boca. Tem sido um desafio bem grande, mas imagino que no curta-metragem vai funcionar tudo legal, então, estou de dedos cruzados =]
Depois da etapa de modelagem de personagens vieram a construção do esqueleto e os demais elementos, mas isto fica para outro post. =)

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